A PRIMEIRA BAILARINA DEIXA SEU POSTO


Depois de trinta anos de sucesso e dedicação ,Ana Bota fogo  a primeira bailarina do Teatro Municipal  deixa seu posto. Irá se apresentar só em ocasiões especiais



Thiago Soares(primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres) e Ana Botafogo no ensaio do ballet
 " Onegin" sua despedida  do posto de primeira bailarina do Municipal 



Nasceu no Rio de Janeiro no dia 9 de junho. Iniciou seus estudos de ballet no Conservatório da Urca, tendo aulas com Luciana Bogdanich, bailarina do Teatro Municipal, na época. 

Após cursar o primeiro período da faculdade, Ana foi para França estudar. Freqüentou a Academia Goubée e Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, na França. Já na Inglaterra freqüentou o Dance Center.



Fez concurso para o Ballets de Marseilles, iniciando aí sua carreira profissional. Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (itália), Havana (Cuba), do espetáculo em homenagem à Legião de Honra da França, no Palácio de Versailles, e na Gala Iberoamericana de la Danza, dirigida por Alícia Alonso, realizada em Madrid (Espanha) em comemoração aos 500 anos do descobrimento das Américas





Optando por continuar sua carreira no Brasil, foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra, da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981, ingressou por concurso público como Bailarina Principal do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 1995, na qualidade de "étoile" convidada da Companhia da Ópera de Lodz (Polônia), interpretou o papel principal feminino do Balé Zorba, o Grego, dançando em várias cidades do Brasil.

Ana Botafogo era a Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, já tendo se apresentado na Europa, Américas do Norte, Central e Sul. considerada, no momento, a mais importante bailarina brasileira, por sua técnica, versatilidade e arte.






Um comentário:

  1. Maravilhosa Ana Botafogo sempre será a primeira!!
    Uma ótima semaninha com muita paz e amor.
    bjs
    Amara

    ResponderExcluir