CONCIÊNCIA NEGRA


O movimento negro brasileiro escolheu 20 de novembro ,para representar o Dia Conciência Negrapor ser 
este dia  a data de morte do Zumbi dos Palmares.
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil.

Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.
Perante   Deus  somos todos iguais

20 de novembro É um dia especial Para osnegros desta terra Para o povo em geral. Neste dia minha gente Eu quero dizer então Que somos todos iguais Que somos todos irmãos Quero pedir a deus com muita convicção Que liberte os filhos seus De todo preconceito De qualquer discriminação Preconceito é coisa feia É um ato de ignorância Se você for discriminado Não pode ter tolerância A lei que nos ampara Tem que fazer valer Só assim os ignorantes Vão ter que entender Aos educadores queridos Peço por caridade Que discuta este assunto Com muita responsabilidade Reconheça em si mesmo Quais os seus ancestrais E aborde este assunto E o preconceito? Jamais Não podemos esquecer Que o preconceito racial Fere o espírito e mata a alma É uma dor interminal Eu só peço a deus Que todo sintamos iguais Que sejamos todos felizes E o preconceito? Nunca mais.
Maria Lúcia de Oliveira Teodoro


Augusto Cury
Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus, americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes, precisa aprender a amar a sua espécie (...) Se você amar profundamente a espécie humana, estará contribuindo para provocar a maior revolução social da história.



4 comentários:

  1. Oi querida
    Sou contra dia da consciência negra. Para mim deveria ter tbm para os brancos.Somos todos irmãos. Para Deus não existe preconceito.Amei a sua postagem. Um feliz feriadão. Com carinho.
    Ana

    ResponderExcluir
  2. amei amei amei a postagem amiga todos somos um! bjs!

    ResponderExcluir
  3. Arlete minha querida, linda a sua homenagem!
    Acho que nós devemos ter consciência todos os dias sem ter que especificar alguma datas.
    Beijinhos e feliz feriado!
    Amara

    ResponderExcluir
  4. Oi Arlete!

    Lindo post, minha amiga!
    Bela homenagem aos nossos irmãos!
    E viva a União!
    E viva Zumbi dos Palmares!

    Bjksss

    ResponderExcluir