O DIA DA TERRA

Dia 22 de Abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra. 
Em 1970, o senador norte-americano Gaylord Nelson resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra,
depois de constatar as terríveis consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia,
ocorrido no ano anterior.
O movimento alastrou e, hoje, este dia celebra-se em todo o mundo


Resultado de imagem para Dicas do Dia da Terra
O cântico da terra
Cora Coralina

Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.

Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranqüila ao teu esforço.

Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.

Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.

A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.

E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranqüilo dormirás.

Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.

Cora Coralina


Resultado de imagem para Dicas do Dia da Terra

7 comentários:

  1. Que a Terra tenha uma feliz celebração, pois a poesia de Cora Coralina enaltece e festeja lindamente ! que possamos respeitar cada pedacinho desse planeta !

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Há muito que a terra clama de dor pelas malvadez do ser humano que não tem consciência do mal que está a fazer ,beijinhos no coração querida amiga.

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem nessa data importante! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Todos temos o dever e obrigação de proteger e cuidar da Terra, ela é a casa de todos nós.
    Linda homenagem
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Lindo este cântico! Cuidemos da terra!
    Boa semana, Arlete!

    ResponderExcluir
  6. Somos todos responsáveis pela proteção do nosso planeta. Então que cada um faça a sua parte. Muito linda esta homenagem e o poema escolhido, um show perfeito para a data
    Beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
  7. Terra é vida, é sagrada, é presente de Deus que precisa ser amada, valorizada e preservada. Beijos!

    ResponderExcluir