O POETA MANOEL DE BARROS

Morreu hoje(dia 13 de novembro) ,aos 97 anos o poeta Manoel de Barros.

Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá (MT), em 1916. Ainda novo, foi morar em Corumbá (MS) e mais tarde iria para o Rio de Janeiro, para fazer a faculdade de Direito. Viajou pela Bolívia e Peru, morou em Nova York, captou em cada um dos lugares por onde passava um pouco da essência da liberdade, que aplicaria em suas poesias. 


Os deslimites da palavra

Ando muito completo de vazios.
Meu órgão de morrer me predomina.
Estou sem eternidades.
Não posso mais saber quando amanheço ontem.
Está rengo de mim o amanhecer.
Ouço o tamanho oblíquo de uma folha.
Atrás do ocaso fervem os insetos.
Enfiei o que pude dentro de um grilo o meu
destino.
Essas coisas me mudam para cisco.
A minha independência tem alge

Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.

Manoel de Barros 

4 comentários:

  1. Arlete, eu gostava da simplicidade do Manoel de Barros, e das palavras que ele inventava!
    Ele agora virou um passarinho e voo!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso esse poeta e nos deixa grandes poemas para a saudade matar! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Arlete,
    Se foi para morar com os anjos mais um lindo poeta passarinho.
    Mas nos deixou suas ricas escritas em forma de poemas.
    Beijos com carinho e tenha um lindo final de semana.
    Marilene

    ResponderExcluir
  4. Lindo homenaje a ese gran poeta Arlete querida ! deseo que tengas un bendecido domingo
    Besos

    ResponderExcluir