A busca incessante por qualidade de vida,saúde e bem estar é uma preocupação de grande parte da população.Muitas pessoas que querem se exercitar procuram academias , ou então estúdios de pilates,compram uma bicicleta ou até mesmo patins e acabam deixando de lado um dos exercícios mais barato que existe; a caminhada
Você só precisa de meia hora de caminhada por dia para começar a mudar seu corpo. Se controlar a alimentação, dá para diminuir um número no manequim em um mês!
Diferença entre caminhada e corrida
A opção entre correr e caminhar é exclusiva da pessoa que irá praticar a atividade física. Os efeitos benéficos das duas práticas no corpo são semelhantes,porém na corrida faz-se esforço muito mais intenso do que a caminhada,ou seja ,é necessário um maior preparo físico.
A corrida exige mais articulações,como tornozelos, joelhos,quadril,graças aos grandes impactos que ocorrem durante um treino. Para praticá-la, é necessário também um fortalecimento lombar e abdominal.
Queimando gordurinhas
Em uma hora de caminhada se queima aproximadamente 500 calorias,dessas 70% são gorduras já na corrida as calorias queimadas se aproximam a 900, porém apenas 40% são gorduras.
Benefícios da caminhada
Potencializa a circulação:Estudos recentes mostram que caminhar 40 min. por dia reduz a pressão arterial por 24 horas após o término do exercício, o que faz os vasos sanguíneos se expandirem, diminuindo a pressão
Combate a osteoporose :O impacto dos pés com o chão tem efeito benéficos aos ossos .O trabalho dos ossos das pernas e a consequente movimentação de todo o esqueleto estimula a absorção de cálcio, o que fortalece os ossos e afasta os riscos de osteoporose.
Combate derrames e infartos: Com a elasticidade dos vasos e consequente queda da pressão as chances de quem pratica caminhada desenvolver um derrame ou infarto são muito minimizadas, isso porque os vasos ficam mais elásticos e se dilatam mais facilmente.
Diabetes:Sabemos que a insulina é o hormônio responsável pela absorção da glicose para dentro das células.O exercício físico estimula uma maior produção de insulina do corpo, o que faz com que mais glicose seja absorvida e menos fique circulante, diminuindo o risco de desenvolver o diabetes.Para quem já é diabético , a caminhada pode diminuir a resistência à insulina,trazendo, assim,melhor qualidade de vida.
Mais alegria:Enquanto caminhamos nosso corpo libera um hormônio chamado endorfina,hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento o que deixa a pessoa mais alegre e menso depressiva.após um tempo é necessário praticar mais exercícios para sentir os efeitos da endorfina, o que fará da sua caminhada algo viciante
Emagrecer:Obviamente caminhar emagrece,pois seu corpo está acostumado com determinada demanda energética e quando você começa a caminhar essa demanda aumenta,o que causa uma queima de gordura para suprir as necessidade energética do corpo,Mas isso não é tudo .Após a caminhar a pessoa ainda continua a emagrecer,isso ocorre devido à aceleração do metabolismo, que foi causada pelo aumento de respiração, circulação e atividade muscular provocado pela caminhada.
Diminui a vontade de comer:Quem não gosta de um chocolate que atire a primeira pedra .A caminhada libera hormônios ligados à sensação de bem estar,como a endorfina, por exemplo.Pessoas que não praticam exercícios tendem a ser mais estressadas e mais compulsivas, dessa forma atacam toda e qualquer comida que veem pela frente.A caminhada faz com que a pessoa fique mais serena e menos compulsiva, diminuindo assim as chances de atacar uma barra de chocolate quando se sentir estressada.
Busque a saúde e bem estar e qualidade de vida.
A prática da caminhada é fácil, barata e está repleta de benefícios.Não arrume mais desculpas, calce seu tênis e vista uma roupa apropriada e vá caminhar.Com passar do tempo você ficará viciado e não vai mais querer parar.Pode ter certeza , mais cedo ou mais tarde sua saúde irá agradecer.
Fonte:Nosso Bem Estar
Imagem:Pinterest
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Desconhecido