MULHER

Mulher, Grávidas, Feminino:

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a Onu(Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.


Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho
 e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Algumas  mulheres das muitas que eu considero terem sido importante para o Brasil .  

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), mais conhecida como Irmã Dulce, tendo recebido o epíteto de “o anjo bom da Bahia”, foi uma religiosa católica brasileira. Irmã Dulce notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados

Zilda Arns Neumann

prefeitura.sp.gov.br
Reconhecida como uma das maiores humanitárias do Brasil, foi uma pediatra importantíssima para a redução da mortalidade infantil no país. Seu legado iniciou-se em 1983, quando ela fundou a Pastoral da Criança, uma gigantesca instituição ligada à Igreja Católica que hoje funciona em 20 países e atende mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes. Zilda faleceu no Haiti, em 2010, vítima do terremoto que dizimou o país naquele ano.

Cora Coralina
Seu verdadeiro nome era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas,, nascida em Goiás, em 20 de agosto de 1889 foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina é uma das principais escritoras brasileiras e um verdadeiro exemplo. Publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.

Maria da Penha


Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, vítima emblemática de violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar. Na prática a lei precisa e muito evoluir, mas foi sem dúvida um passo importantíssimo.
Parabéns a toda  nós mulheres pelo seu dia em especial aquelas, que lutam diariamente para  alimentar
seus filhos e manter a família com alguma dignidade ,num País com tanta miséria ,desigualdade ,violência e corrupção.
Resultado de imagem para feliz dia das mulheres
Uma homenagem para elas que vencem qualquer dificuldade com a força da delicadeza. Para todas desejo um Feliz Dia da Mulher!

7 comentários:

  1. Que homenagem magnífica minha doce amiga
    Minha amiga eu vim abraçá-la e parabenizá-la pelo dia de hoje e por todos os dias em que mereces ser homenageada como todas as mulheres
    Mulher, símbolo de sensibilidade. És a glória do homem, fonte terna de amizade, pérola de inestimável valor. Âncora fértil da imaginação, manancial profundo de amor. Alma misteriosa, tens inexplicável poder. Poder de conciliar trabalho, emoção, lar. Mestra na arte de amar, és uma guerreira em potencial. Parabéns amiga pelo teu dia.
    Beijos e o meu afetuoso abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo teu post, elucidativo e deixo beijos ,mesmo atrasados! Parabéns! chica

    ResponderExcluir
  3. Parabéns querida amiga ,mulher é sem dúvida nenhuma um ser exuberante criado por Deus ,muitos beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Arlete,
    Um grande artigo sobre a Mulher que fala das dificuldades e discriminaçãoes que ela tem sentido ao longo dos tempos e que ainda continuam a existir.
    Gostei de conhecer essas grandes Mulheres do Brasil.
    Parabéns pelo nosso dia e obrigada.
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa homenagem, muito obrigado pelas lindas flores, espero que tenha tido um dia muito feliz.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, querida Arlete!
    Vc soube escolher muito bem a quem colcoar como pontuação de grandes mulheres... parabéns!
    Amei seu post dentre os que vi...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  7. Que bonita postagem com histórico perfeito da conquista pela mulher e o reconhecimento da mesma ainda que tem muito que evoluir, mas cada passo é muito importante.
    Parabens para voce todos os dias Arlete.
    Bju de paz.

    ResponderExcluir