Sakura, o símbolo do Japão

Para mim um espetáculo da natureza,é a floradas das cerejeiras no Japão.
Espetáculo efêmero pois florada  destas delicadas e lindas  flores acontece só por durante
alguns dias no inicio da primavera  em abril.


A flor de cerejeira"Sakura" em japonês significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança, de origem asiática  a flor símbolo do Japão onde estão documentadas
mais de 300 variedades de cerejeiras. a simbologia com ela é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira e o hino nacional.




Diz a lenda que “sakura”  vem da princesa  Kono-Hana-Sakuya-Hime  que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor.
Também existe uma crença que relaciona a sua  origem à cultura de arroz. A parte final “ kura” era o  depósito onde  esse alimento (visto pelos japoneses como uma oferta divina) era guardado.





Os samurais, guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira, eles associavam a fragilidade das flores à efemeridade da existência humana e seguiam o lema: Viver o presente sem medo, aproveitar intensamente cada momento da vida, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.
Para eles, assim como a flor da cerejeira é levada pelo vento em pouco tempo, a nossa vida também pode terminar abruptamente.



o início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera.
São aguardadas com ansiedade pelos japoneses, que organizam em todo o país diversas festividades em trono do " Hanami" (ato de contemplação das cerejeiras em flor que deixam a paisagem deslumbrante)


As cerejeiras deslumbrantes iluminadas à noite

Yozakura em Kyoto

A noite Hanami chama-se Yozakura













Fonte:hikarilondrina.com.br

8 comentários:

  1. Ohhh Arlete, wat een SCHOONHEDEN van
    foto's laat je hier zien. Deze
    bloeiwijze zo vroeg in het jaar
    is ook mijn favoriet.
    Werkelijk PRACHTIG!!!

    Liefs,
    Josephine

    ResponderExcluir
  2. Arilete lindas imágenes de Sakura .. Me encanta su flor
    Cariños

    ResponderExcluir
  3. Que lindo teu post. Pra combinar com o dia de festa! Vim te deixar os meus votos de felicidades, alegrias, tuuuuuuuuuuudo de bom. PARABÉNS!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá tia Arlete,desejo um lindo e feliz aniversário!
    Ficou lindo o post!
    Com carinho,
    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Arlete, que encantador o seu post é muito lindo as floradas das cerejeira no Japão.Mana PARABÉNS te desejo muita saúde,felicidade sempre!!Beijos da tua irmã que te ama!
    Amara

    ResponderExcluir
  7. Que lindas fotos da cerejeira, também acho muito linda esta árvore e a cor da flor é a minha preferida. Estou vendo que seu aniversário foi no dia 6 sua danadinha, fica caladinha e não diz nada né?!
    Desejo que você seja muito feliz e continue sendo esta pessoa belíssima que sempre está passeando nos blogs amigos e nos deixando esse carinho grande que só você tem e nos deixa alegres. Beijos e que Deus te ilumine sempre com muita saúde, paz e amor neste coração maravilhoso!
    Ene ♥♥♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Arlete, lindas imagens, eu vi na tv as cerejeiras floridas, são muito lindas, e a duração da floração é somente uma semana, a pessoa tem de esperar um ano para ver a flor e ela dura tão pouco tempo ñ é? Um BJK

    ResponderExcluir