LAVANDA OU ALFAZEMA
As lavandas (popularmente conhecidas em
Portugal pelo termo de origem árabe alfazemas) são plantas do gênero lavandulA da família lamiaceae. São pequenos arbustos, perenes.As lavandas crescem em jardins.
Suas flores são usadas para arranjos florais secos. As flores púrpuras e os brotos, de fragrância suave, são utilizados em pot-pourris.
Secos e embalados em pequenos saquinhos de tecido de algodão são utilizados para serem colocados entre as roupas do armário para dar-lhes uma fragrância fresca e agradável, e também para impedir a presença de insetos e parasitas
O cultivo comercial da planta é para a extração de óleos das flores, caules e plantas, que são utilizados como anti-séptico, em aromaterapia e na indústria de cosméticos. Como produto terapêutico, em infusão, deve ser evitado o contínuo, podendo produzir excitação em dose tóxica.
O óleo essencial da lavanda (do latim lavare, "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis
Lavanda -calma,mas pode significar admiraçaõ,solidão,desconfiaça
Lavanda
Germina semente que mira a flor
(clandestina gestação)
de um sonho que termina
no sono de um pássaro
dormindo em suas asas
estamos antes da curva do jardim
quando diante do canteiro
púrpura e azul
jaz a madrugada terminal
sonâmbula ambulante
O duende verde avermelhado
entoa seu último cântico
lavando o ar em mantras tranqüilos
em nuvens douradas
Um ser em duas rodas se equilibra
no vazio da estrada que brilha
sob o farol de vaga-lumes sem rumo
enquanto estrelas se apagam
diante do dia que se esboça no céu
(duas rodas e apenas um leve rangido
que se desloca em meu ouvido)
Sebastiao Jeovani
Uma lenda cristã diz que a lavanda originalmente não tinha cheiro, mas que desde que a Virgem Maria secou as fraldas do Menino Jesus sobre folhas da planta, ela ganhou um perfume celestial.
Na era vitoriana, as mulheres a usavam em travesseiros, que cheiravam para se recuperar os desmaios causados pelos corpetes apertados.
Os perfumados campos de lavanda em Provence-França
Não corra atrás das borboletas; plante uma flor em seu jardim e todas as borboletas virão até ela. D. Elhers
Bom dia amiga querida
ResponderExcluirSenti daqui o perfume delicioso da sua perfumada postagem. O aroma da alfazema penetrou nos versos do poema que me envolveu na magia das lindas palavras.
Beijos amada e um dia lindo pra você
Amo lavanda ! o cheiro, a cor...é linda demais !!! a tua postagem está linda pois dá para sentir muita tranquilidade... abração, Jane
ResponderExcluirQue linda postagem! Adoro perfume e as flores são lindas!!
ResponderExcluirBjs
Amara