O DIA DO BATOM


Vocês sabiam que hoje  é o DIA DO BATOM?Pois é ,Tem dia para quase tudo ,eu descobri que o batom também tem seu  dia,29 de julho.Embora esta data seja comemorado nos Estados Unidos ,pode ser comemorado pelo o mundo afora, pois é um item usados por todas as mulheres ou por quase todas.Pelo menos uma vez na vida acredito que já tenham usado em alguma ocasião especial ,para dar um colorido .Eu particularmente,adoro batom.



Curiosidades
O batom é um cosmético usado para dar cor aos lábios. Com ou sem brilho, realça a boca e é disponível em várias cores e marcas, adequando-se a diversos gostos. O nome vem do frances bâton, literalmente "bastão", embora o cosmético não seja chamado assim em francês.

Resultado de imagem para baton de serviteur

As mulheres da Antiga Mesopotâmia foram possivelmente as primeiras mulheres a inventarem e usarem batom. Elas pulverizavam minérios para decorar os lábios.As mulheres da antiga Civilização do Vale do Indo usavam batom nos lábios para decoração.

O costume de passar batom tem raízes no Egito. Os primeiros pigmentos vermelhos de óxido de ferro, foram encontrados em túmulos antigos egípcios há cerca de 5.000 anos a.C (antes de Cristo). A rainha egípcia Nefertiti, exposta no Museu de Berlim, prova que lábios femininos eram pintados pelas mulheres dos faraós.
5. Besouros Cochonilha usados em cosméticos
No século XIII, um monge de Piza descobriu o carmim de Cochonilha, pigmento vermelho insolúvel em água, que deu novos ares ao batom. ,
Os primeiros batons  embalados em tubos , em 1915 em Paris


Mas foi Rhocopis, um perfumista francês, quem inventou o chamado “bàton serviteur”, um tipo de massa feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, e de cor vermelha, que passou a ser usada por mulheres para colorir a boca.


Até os anos 1930 o batom teve
muitos contras .A partir desta data o batom se tornou sucesso no mercado americano e daí se espalhou pelo mundo

Dicas de especialista
Peles claras pedem vermelhos com base azul ou rosas com toques de pêssego.
Para peles de tons médios indicam batons  de mais quentes
 peles escuras, magenta ou fúcsia com subtons vermelhos escuros são os melhores.
Neste invernos cores mais escura  e vibrantes estão em evidência,como o marrom ,vermelhos e .roxos.Os nudes também é tendência

QUERO 😍:




Smoked Purple (no Lipliner):


our longlasting lipstick "05 cool nude" is the perfect shade for the fall ❤️which essence lipstick do you like the most for the coming season?  #essence #cosmetics #loveatfirsttry #essencelove #essencecosmetics #lips #lipstick #nudelips #lipsdontlie #instacosmetics #longlasting #instabeauty #longlastinglipstick #love #essencelipstick #coolnude #05coolnude:



The Black Dahlia lip tar - gorgeous, super pigmented, matte and vampy. ✨:


2 comentários:

  1. Chegando ,de volta, vim te ver e confesso que não sabia! Gostei! Lindo post! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Linda postagem mana, não sabia que existia Dia do Batom!
    Beijinhos e feliz domingo!!
    Amara

    ResponderExcluir