HISTÓRIA DA PÁSCOA

Ascensão
O período da páscoa é chamado de Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos, que marca a chegada de Jesus à Jerusalém, passa pela sexta-feira da paixão, que simboliza o dia de sua crucificação e termina no domingo de Páscoa, que simboliza sua ressurreição. A data exata para se comemorar a páscoa nunca foi totalmente esclarecida até o século XVI, quando foi adotado o calendário gregoriano e, a partir de então, foi estabelecido que os festejos deveriam ocorrer no primeiro domingo, após a primeira lua cheia do equinócio da primavera no hemisfério norte, que ocorre entre os dias 21 de março e 25 de abril. Ou seja, a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera.
A páscoa é precedida por quarenta dias de quaresma, que se iniciam na quarta-feira de cinzas, o último dia do carnaval. O carnaval, alias, é a festa de “despedida” dos prazeres da carne até o período pós-páscoa. Ou seja, é a última chance dos cristãos comerem carne vermelha até o fim da  quaresma

O coelho foi adotado como um dos símbolos da páscoa cristã no século XVI e este costume se espalhou por todo o mundo. Como um grande representante da fertilidade e esperança no futuro, o coelho também é uma das marcas da páscoa que mais cativa as crianças. A lenda diz que na noite de sábado para domingo o coelhinho da páscoa vai até a casa das crianças para distribuir os ovos de chocolate que serão comidos no dia seguinte.
Divertido
Os ovos são uma antiga tradição, derivada dos povos pagãos que habitavam o mediterrâneo, o leste europeu e também o oriente. A tradição era que após o inverno, que geralmente era bastante rigoroso, era comemorada a chegada da primavera e as pessoas cozinhavam ovos e posteriormente os decoravam para presentear seus entes e vizinhos próximos para reafirmar a esperança de fertilidade do solo e de colheitas abastadas, afinal este era o principal meio de vida destes povos antigos.
O cristianismo adotou esta prática e seus fiéis passaram a decorar os ovos com imagens sagradas, como Jesus Cristo e a Virgem Maria, por exemplo. Acredita-se que os ovos de chocolate surgiram no século XVIII quando confeiteiros franceses passaram a comercializar ovos de chocolate decorados. Tal costume ganhou ainda mais força no século XIX junto da Revolução Industrial, quando fábricas de chocolate surgiram na Inglaterra e posteriormente no resto da Europa e do mundo.
http://www.tricae.com.br/
IMAGENS;

PINTEREST
Que a alegria da ressurreição de Cristo esteja em seu coração hoje e sempre. Feliz Páscoa!




4 comentários:

  1. Oi Mana,ótima postagem! Que bom que adotaram o coelho como símbolo da páscoa, as crianças adoram! Um feliz semana!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, coloca de maneira clara o significado da Páscoa, além de despertar o real significado dela, muito ausente nos dias de hoje

    Beijos

    Rafael Mourão

    ResponderExcluir
  3. Hola Arlete querida!!! Es bueno saber el verdadero significado de la Pascua , que es la resurrección de nuestro señor Jesucristo y no sólo recibir huevitisv

    ResponderExcluir
  4. Que bela partilha Arlete, a historia da Páscoa, esta preparação, este espirito de solidariedade, que nos envolve e apaixona.
    Grato amiga.
    Que sua Páscoa seja plena e que possamos renovar em cada dia e buscar a excelencia,
    que fará deste mundo um lugar melhor e mais leve para todos na justiça;
    Carinhoso abraço.
    Uma bela semana.

    ResponderExcluir