LIDAR COM A DECEPÇÃO






Miguel Lucas


A decepção faz parte da vida. Afirmo peremptoriamente que é necessário para o desenvolvimento humano. O desapontamento, na grande maioria das vezes é um impulso para a ação, fornece-nos motivação para crescer e ir ao encontro dos nossos objetivos. A decepção pode considerar-se sempre que identificamos um erro entre aquilo que desejamos alcançar ou que acontecesse e aquilo que realmente alcançamos ou que aconteceu. Sempre que identificamos esta discrepância, na grande maioria das vezes podemos ficar decepcionados, com os outros ou conosco mesmos.

Mas é exatamente essa discrepância que nos permite avançarmos, que nos permite nos questionarmos, que nos permite olhar a realidade de frente e progredirmos. A decepção é uma forma de frustração, e aprender a lidar com a frustração é uma habilidade necessária para conseguirmos lidar com as nossas emoções de forma funcional.

7 comentários:

  1. Tão triste esse sentimento e tantas vezes nos aparece com quem menos esperamos! Bjs chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Arlete,
    Penso como a Chica e tantas vezes as decepções aparecem mesmo de quem não pensamos o que deixa um imenso estado de impotência de como agir. De inicio as emoções ficam baralhadas, depois tentamos nos recompor.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. A decepção deixa-nos sempre um imenso sofrimento ,um vazio dilacerante que nos corrói por dentro ,muitos beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  4. A decepção é sempre mais dolorida quando vem de quem menos esperamos!
    Beijos mana e um lindo fim de semana.
    Amara

    ResponderExcluir
  5. Hola amiga querida ,, si eso es muy cierto ,, la decepción es parte de la vida y nos pasa a cada rato

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente isso, amiga. Pena que a gente não percebe logo esse fato que nos conduz ao crescimento. Amei a postagem.
    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Mas é daí que vem o avanço nas coisas.
    Boa semana.

    ResponderExcluir