FELIZ DIA DOS PAIS




SER PAI
Ser pai  É acima de tudo, não esperar recompensas Mas ficar feliz caso e quando cheguem É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância  Com os próprios erros  Ser pai  É aprender errando, a hora de falar e de calar  É contentar-se em ser reserva, coadjuvante Deixado para depois, mas jamais falar no momento preciso  É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto para a morte  É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho Fazendo-se forte em nome dele e de tudo  O que terá de viver para compreender e enfrentar  Ser pai  É aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez É saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo Portanto, é aguentar a dor de ver os filhos passarem  Pelos sofrimentos necessários Buscando protegê-los sem que percebam Para que consigam descobrir os próprios caminhos  Ser pai  É saber e calar. Fazer e guardar. Dizer e não insistir Falar e dizer. Dosar e controlar-se. Dirigir sem demonstrar É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia  Jamais transferindo aos filhos o que a alma lhe corrói É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição O seu lado fraco, desvalido e órfão  Ser pai  É aprender a ser ultrapassado mesmo lutando para se renovar É compreender sem demonstrar e esperar o tempo de colher Ainda que não seja em vida Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão Mas ir às lágrimas quando chegam  Ser pai  É saber ir-se apagando à medida em que mais nítido  Se faz na personalidade do filho Sempre como influência, jamais como imposição É saber ser herói na infância, exemplo na juventude  E amizade na idade adulta do filho É saber brincar e zangar-se. É formar sem modelar, ajudar sem cobrar Ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber  Ser pai  É saber receber raiva, incompreensão, antagonismo, atraso mental, inveja Projeção de sentimentos negativos, ódios passageiros, revolta, desilusão  E apesar de tudo, responder com capacidade de prosseguir sem ofender De insistir sem mediação, certeza, porto, balanço, arrimo, ponte Mão que abre a gaiola, amor que não prende, fundamento, enigma, pacificação  Ser pai  É atingir o máximo de angústia no máximo de silêncio  O máximo de convivência no máximo de solidão É, enfim, colher a vitória exatamente quando percebe que o filho  A quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver É quem se anula na obra que realizou e sorri Por tudo haver feito para deixar de ser importante.



Se eu tivesse outra chance
Eu te diria hoje! Tudo o que não disse ontem
Eu pediria… Deus! Deixa ele um pouquinho mais comigo
Deixa-o ele ver os netos, como eles estão crescidos…

Eu iria te abraçar sempre que você chegar-se.
Iríamos sentarmos junto na varanda, e papear.
Iríamos junto à igreja e pedir ao mestre pai
Para sempre atender, os apelos dos seus filhos
Pedindo-lhes mais um pouco para com seus pais ficar.

Eu não pedi…. Não implorei! Só agora eu entendi
Se eu tivesse ajoelhado, e há meu Deus implorado
Talvez ele tivesse deixado você comigo ficar

E nas suas orações eu te acompanharia
O meu apelo faria, ao grande Deus criador
Eu aqui sem perceber que o infinito senhor
Estava a ti levar para com ele ficar

Pediria teus conselhos, só agora compreendo
O quanto eles me fazem falta, o que um não!Representa
Que não!Não é repreensão!E mais proteção.
A deus pai.
Homenagem aos  pais que não estão mais entre nós.


9 comentários:

  1. Arlete, muito linda sua homenagem! Eu gostaria de poder dizer tanta coisa e abraçar muito mais do que abracei!Sinto muita saudade!!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  2. Que homenagem linda amiga!!!
    Eu também pediria a DEUS pra deixar meu pai um pouquinho mais comigo, se tivesse outra chance.
    Beijocas
    Sarinha

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem, adorei! beijos e bom domingo!
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lindo homenaje amiga a todos esos padres, como el suyo y el mío
    Cariños

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Arlete, que sua semana seja perfeita com muita paz e alegria!! Uma linda homenagem viu!! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Pai é tudo de bom na vida da gente, eu amo o meu, sem palavras! Bjoooo querida!

    ResponderExcluir
  7. Linda homenagem, parabéns! Não podemos nunca deixar de dizer Eu Te Amo e realmente Amar hoje os nossos pais, amanhã pode ser que não tenhamos mais tempo.
    Arlete tem uma tag pra você lá no blog, espero que goste. Quando puder responder me avise para que eu possa vir prestigiar.
    Beijos com carinho e tenha uma linda e abençoada semana
    Marilene

    ResponderExcluir